PRETA LUSITÂNICA

O Monte da Mesquita tem neste momento um efetivo de 12 Galinhas e 1 Galo de Raça Pedrês Portuguesa, das quais sempre que possível preparamos o pequeno almoço dos nossos hospedes com os seus ovos.

Os nossos hospedes podem sempre adquirir ovos das nossas galinhas e preparar uma magnifica omelete com o nosso maravilhoso mel, ou se preferirem degustar uma simples gemada.

A Galinha Preta Lusitânica é muito estimada e apreciada pela qualidade e delicadeza da sua carne, pela sua notável aptidão como poedeira e chocadeira e pela sobriedade e elegância da sua plumagem negra.

Constitui uma raça antiga que sempre esteve ligada a práticas de bruxaria, ocultismo e à protecção contra o mau-olhado. Ainda hoje é prática corrente e atual que animais desta raça sejam usados para afugentar os maus espíritos quando se habita uma casa pela primeira vez.

Crista - tamanho médio, direita, rugosa de cor vermelho vivo. 

Plumagem -  totalmente negra, podendo apresentar reflexos ou brilho metálico azul esverdeados em determinadas zonas do corpo, nomeadamente nos adornos do galo, dorso, cauda e/ou asas.

É uma raça em vias de extinção.

Quem faz a gestão da raça é a Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosã.