PEDRÊS

O Monte da Mesquita tem neste momento um efetivo de 12 Galinhas e 1 Galo de Raça Pedrês Portuguesa, das quais sempre que possível preparamos o pequeno almoço dos nossos hospedes com os seus ovos.

Os nossos hospedes podem sempre adquirir ovos das nossas galinhas e preparar uma magnifica omelete com o nosso maravilhoso mel, ou se preferirem degustar uma simples gemada.

Galinha Pedrês Portuguesa há várias décadas que tem um papel fundamental de sustentabilidade das famílias nos meios rurais.

Galinha geneticamente adaptada ao nosso clima, solo e todas as adversidades resultantes das mesmas, pois foi uma galinha originada pela criação de uma galinha durante anos pelos nossos antepassados.

Esta galinha é criada com alimentação baseada em cereais e excedentes de hortas e das refeições familiares. Esteve sempre ligada a agricultura de subsistência.

Em relação á morfologia existia muito por dizer, onde os mais curiosos podem consultar a página www.amiba.pt.

Vamos referir a plumagem e a crista, para melhor identificação dos nossos hospedes.

Crista - tamanho médio, direita, firme, textura fina de cor vermelho vivo. Com cinco ou seis pontas (ou dentes), bem definidas.

Plumagem - de aspeto mosqueado, matizado de cinzento-escuro em fundo branco, apresentando cada pena transversalmente barras regulares, estreitas, paralelas, mais ou menos da mesma largura e definidas, em que uma barra cinzenta escura alterna com uma barra branca ou cinzenta clara, formando no seu conjunto barras descontinuas.

É uma raça rara particularmente ameaçada.

Quem faz a gestão da raça é a AMIBA - Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosã.