MIRANDÊS

O Monte da Mesquita tem como a sua principal atração para os seus hóspedes, fazendo assim o delírio das crianças a criação de burros de Miranda.

Temos actualmente um casal destes espetaculares animais, onde os nossos hospedes, poderão todos os dias, interagir com uns miminhos ao pequeno-almoço.

Estes nossos animais adoram um bocadinho de pão e umas  festinhas, pois vão ao encontro dos nossos hospedes assim que os veem.

Sobre esta raça e sua origem existia muito por dizer, o que os mais curiosos poderão assim consultar a página www.aepga.pt.

Referimos assim um pouco da sua origem, em forma resumida, tendo sido esta raça estudada em 1999 no sentido faixa fronteiriça da Área Protegida contribuindo assim para a Preservação da população asinina do Parque Natural do Douro Internacional.

Do resultado do estudo anteriormente referido, conclui-se que as caraterísticas se assemelhavam ao padrão da raça Zamorana-Leonesa, ainda com algumas diferenças morfológicas a nível de porte, sendo os asininos da Raça de Miranda um pouco mais baixos. A nível de comprimento de pelo, a raça de Miranda apresenta menor hirsutismo.

Os nossos animais estão inscritos no Livro Genológico da Raça e encontram-se em vias de extinção. Os nossos animais estão classificados como núcleo de preservação do património genético.

 A Entidade Gestora do Livro Genealógico é a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino - AEPGA