RAÇAS AUTÓCTONES

O Monte da Mesquita há várias décadas que se dedica à produção animal em regime extensivo, com algumas espécies. Nas últimas duas décadas dedicou-se exclusivamente à produção de ovinos de carne.

Na última década, passou a exploração para a nossa geração, onde, ao princípio, decidimos que os nossos animais só se alimentariam com as nossas forragens, fossem pastoreadas ou em alimento enfardado. 

Após várias indecisões e reflexões de todos os prós e contras com que iria lutar diariamente decidimos transformar todas as produções animais e vegetais  num sistema global de gestão das explorações agrícolas e de produção de géneros alimentícios que combina as melhores práticas ambientais, um elevado nível de biodiversidade, a preservação dos recursos naturais, a aplicação de normas exigentes em matéria de bem-estar dos animais e método de produção em sintonia com a preferência de certos consumidores por produtos obtidos utilizando substâncias e processos naturais - Modo de Produção Biológico.

Neste momento, podemos dizer que em termos Agro Pecuários, todos os nossos produtos são Biológicos Certificados, pois cumprimos todas as práticas ambientais exigidas, garantimos o elevado grau de bem estar animal, assim todo o processo documental exigido, somos controlados e certificados por entidade certificadora, que no nosso caso é a CERTIS.

Os nossos ovinos sempre foram de raça indiferenciada, apesar de existirem alguns animais de raça específica. No final do ano passado, decidimos com grande alegria e tristeza ao mesmo tempo alterar o nosso sistema de produção, onde passamos a ter mais espécies. Como a propriedade não aguentava esta alteração, mantendo o número de animais existentes e acrescentando, tivemos com enorme tristeza de nos desfazer de parte do nosso lindo rebanho de ovelhas, todas nascidas e criadas já por nós. 

Com esta alteração vimos de alguma forma colaborar para a preservação e conservação de raças autóctones de forma a contribuirmos para a não extinção das mesmas. Escolhemos assim as mais rústicas e as que melhor se adaptam ao " nosso lindo Alentejo ".

Neste momento já somos criadores de Caprino de Raça Serpentina, Ovino de Raça Merina Preta, Ovino de Raça Churra Galega Bragançana Preta, Porco de Raça Alentejana, Burro de Miranda, Galinha Pedrês Portuguesa e Galinha Preta Lusitânica.

Tentamos com muita dedicação cuidar ao mais alto nível os nossos animais, de forma a manter o seu elevado bem estar, escolhendo sempre para reprodutores as suas melhores crias, sempre apoiados pelas respetivas associações, que não só, controlam, mas nos ajudam na vida do dia a dia.

Todos os nossos animais se encontram em vias de extinção.