Nada melhor que a vida do campo, longe de barulho do transito, da poluição, do stress diário.

Sugerimos que aproveite para relaxar, desfrutando de alguns prazeres que no dia a dia não existe tempo de usufruir, leia um livro ao som dos passarinhos, observe as estrelas, assista ao pôr do sol, apanhe e coma os frutos diretamente da arvore (não usamos quaisquer produtos químicos), apanhe flores do campo, observe os ovinos e os burros a pastar, faça uma caminhada a pé ou de bicicleta.

Os hospedes podem ainda desfrutar de algumas actividades dentro da propriedade e outras nos arredores, tais como passeios de bicicleta, passeios de burro, passeios pedestres a pontos identificados na propriedade, observação de aves e outras espécies existentes, observação e participação nas actividades da exploração agrícolas e workshops.

Refeições


Pensando naqueles momentos de deliciosa preguiça, podemos preparar as suas refeições.

Informe na chegada, escolha e reserve!


Passeio pela Ecopista

A Ecopista é um antigo ramal ferroviário, com um total de 62km, que percorre 3 concelhos alentejanos, Évora, Arraiolos e Mora, o qual foi convertido em Ecopista na sequência de um protocolo celebrado entre a REFER , proprietária do Ramal desactivado e as 3 câmaras Municipais com vista à integração da mesma na rede nacional de percursos cicláveis e pedonais , tal como promover a recuperação de património histórico em mau estado de conservação.

O Ramal de Mora era uma linha ferroviária Inaugurada em 20 de Abril de 1907, inicialmente entre Évora e Arraiolos, este ramal depressa se estendeu até Mora, tendo ficado concluído em 11 de Julho de 1908. Em 1972, existia uma ligação em cada sentido. O comboio partia de Évora às 11:30, chegava a Mora às 13:25 e regressava às 13:50. O tempo de percurso era de 2 horas (para percorrer os 61 kms do ramal).

A circulação de passageiros neste ramal era assegurada pelas automotoras Nohab, entradas ao serviço em 1948 e renovadas na década de 80. Infelizmente este ramal nunca teve muita procura quer de passageiros, quer de mercadorias, tendo sido encerrado em 1987 e desde então ficou completamente ao abandono.

Percurso pedestre, adequado a bicicletas.

Percurso público, disponível 24 horas, de inteira responsabilidade dos seus utilizadores.



Aula de Cozinha

Quer aprender a cozinhar um prato típico alentejano? Basta escolher o prato e nós ensinamos!

Após a confeção do prato, seguirá naturalmente a sua degustação, acompanhado de vinho alentejano da nossa região, escolhido por si, água ou refrigerante, queijo, pão e azeitonas.


Passeio a Cavalo

Em parceria com o centro equestre de Arraiolos, dispomos de marcações para aulas de equitação ou um simples passeio a cavalo pelos campos da nossa Terra.

Sempre com o acompanhamento do equitador professor, tanto para os mais experientes, como para os menos experientes.

Venha experimentar! Basta marcar e fica reservado!


Meditação e Terapia de sons

A terapia de som é baseada numa sabedoria milenar, aplicada nas terapias de cura em muitas culturas e ainda em uso hoje em dia. Um aspecto central é a procura do sentido da vida, que podemos descobrir quando encontramos o nosso equilíbrio num mundo em mutação constante. Tudo na vida é movimento. O nosso corpo está em mudança contínua, as células trabalham a tempo inteiro; morrem e nascem a todo o momento novas células no nosso corpo. Não há movimento sem som; não há vida sem vibrações.


As taças de som tibetanas são produzidas manualmente com uma liga de diversos metais, que chegam a ser 14. O facto de conseguirem fazer vibrar vários tons em simultâneo, mantendo a vibração durante vários minutos, torna-as instrumentos musicais únicos, com efeitos terapêuticos. As vibrações emitidas pelas taças de som tibetanas têm sido usadas, durante séculos, para fins curativos, para meditação e para sessões de purificação. Os sons emitidos pelas taças têm o dom de despertar a nossa interioridade e de purificar o ambiente, proporcionando harmonia e bem-estar. O nosso ser, na sua dimensão física, mental, emocional e espiritual, pode assim encontrar o seu caminho de volta para um estado de equilíbrio. Cada célula do nosso corpo é uma caixa de ressonância de sons - e o nosso corpo é constituído por pelo menos 70% de água. Dado este facto, os nossos corpos são condutores excelentes das vibrações sonoras, o que faz da terapia de sons um método muito eficaz para a cura. A ressonância de tons harmónicos estimula e repõe o equilíbrio por todo o corpo, conduzindo-o de volta aos ritmos naturais. 

A sessão de sons traz relaxamento à mente, abre o coração, aumente a clareza - permitindo ao corpo a remoção de stress interno de uma maneira saudável. O ritmo cardíaco vai baixando, bem como a tensão arterial, a tensão muscular diminui, a respiração acalma, os chakras e a aura são harmonizados e a frequência vibratória é alterada para um estado mais elevado. 

Na terapia de sons são usadas as Taças Tibetanas, címbalos, rattles, tambores, didgeridoos, rain-stick, windchime, conchshell, voz e outros instrumentos.

Nas sessões a pessoa deita-se, confortavelmente vestida, para uma viagem interior de relaxamento profundo. Uma sessão de sons toca em muitas camadas do nosso ser. Os sentidos são despertos e a sensibilidade aumenta, enquanto a capacidade de regeneração do corpo é estimulada. O efeito dos sons perdura: numa situação ideal, uma sessão de sons é seguida por um período de descanso e espaço para recuperação.




Passeio de balão

Ao acordar e ver o nascer do Sol, não fique com  a expectativa de "como será a sensação?"

Quando sair do Monte da Mesquita poderá descrever e nunca mais esquecer como é o Alentejo ao amanhecer! Lindo e inesquecível!

Venha desfrutar desta magnifica experiência!!

Participação em actividades agricolas

De acordo com a estação do ano e o tipo de atividades agrícolas ou pecuárias existentes na Herdade da Mesquita, o hospede poderá participar

Apanha da azeitona;

Apanha de frutos;

Tosquia de gado - ovelhas;

Cultivo de plantas;

Cresta(apícola);