AMARELA PORTUGUESA

O Monte da Mesquita tem neste momento um efetivo de 12 Galinhas e 1 Galo de Raça Amarela Portuguesa, das quais sempre que possível preparamos o pequeno almoço dos nossos hospedes com os seus ovos.

Os nossos hospedes podem sempre adquirir ovos das nossas galinhas e preparar uma magnifica omelete com o nosso maravilhoso mel, ou se preferirem degustar uma simples gemada.

Galinha Amarela Portuguesa ou Galinha Minhota há várias décadas que tem um papel fundamental, utilizada no passado em praticamente todo o território nacional, sofreu uma grande regressão no século passado causada fundamentalmente por revolução a nível social, económico e de hábitos alimentares .

É também de realçar, como características ímpares destas aves, a sua rusticidade e resistência, a sua capacidade de adaptação ao meio e a sua notável aptidão produtiva, reconhecida qualidade, os quais são frequentemente utilizados na confeção de variados e deliciosos pratos e doces tradicionais, como o arroz de cabidela, o cozido à portuguesa, os folares e o pão de ló, verdadeiros ex-libris da gastronomia e doçaria portuguesa, entre outros.

Esta galinha é criada regime de ar livre, extensivo. Esteve sempre ligada a agricultura de subsistência. Como hoje em dia a sobrevivência das populações rurais depende cada vez mais da valorização dos seus recursos genéticos autóctones, a preservação e melhoramento das galinhas de raça amarela, constitui um enorme alicerce nesse sentido.

Em relação á morfologia existia muito por dizer, onde os mais curiosos podem consultar a página www.amiba.pt.

Vamos assim só referir a plumagem destes animais, para os nossos visitantes os possam distinguir com facilidade. 

Plumagem - de aspeto castanho alaranjada a amarelo palha, sendo mais escura, viva e brilhante nos galos, os quais, ao contrário das galinhas, apresentam coloração negra azeviche na extremidade das asas; as penas da cauda caracterizam-se pela sua cor negra azeviche.

É uma raça rara particularmente ameaçada.

Quem faz a gestão da raça é a AMIBA - Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosã.